A vida do homem transcorre em sua maior parte em dois tipos de ambientes: o ambiente ocupacional ou lugar de trabalho e o ambiente da comunidade. O ambiente de trabalho, inteiramente artificial e criado pelo homem, onde os trabalhadores gastam praticamente um terço de cada um de seus dias, tem sido considerado como potencialmente mais nocivo para a saúde do homem do que o ambiente da comunidade.
Nele, poderão ser operadas máquinas perigosas e estar presentes agentes químicos potencialmente tóxicos, muitos dos quais na atmosfera, seja na forma de gases, poeiras, névoas ou outros. Pode, ainda, haver intenso ruído, temperaturas extremamente altas e fontes de radiações ionizantes.
Frente a essa realidade, em 1950, o Comitê Misto OIT/OMS estabeleceu como objetivos da Saúde Ocupacional “a Promoção e Manutenção, no mais alto grau do bem estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações; a Prevenção, entre os trabalhadores, de doenças ocupacionais causadas por suas condições de trabalho; a Proteção dos trabalhadores em seus labores, dos riscos resultantes de fatores adversos à saúde; a Colocação e Conservação dos trabalhadores nos ambientes ocupacionais adaptados a suas aptidões fisiológicas e psicológicas.
Em resumo: A adaptação do trabalho ao homem e de cada homem ao seu próprio trabalho.”
Sob à luz desse conceito de Saúde Ocupacional e de acordo com as Normas Regulamentadoras, a HALL – MEDICINA E SAÚDE DO TRABALHO elabora Programas Ocupacionais (PPRA e PCMSO) para uma boa organização preventiva das empresas, no que tange o controle dos riscos ambientais e da saúde de seus trabalhadores.
Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe técnica!
www.hallmedicinaocupacional.com.br/
(32) 9 8802-5172 (Whatsapp)
(32) 3371- 4914
Praça Duque Caxias, 99. Centro – São João del-Rei
Praça Dom Assis, 110. Centro – Lagoa Dourada
.
.