A falta de investimento em prevenção por parte das empresas levou o Brasil a registrar cerca de 3,993 milhões de acidentes de trabalho de 2012 até março deste ano. Isso significa uma ocorrência a cada 48 segundos.
Nos primeiros quatro meses de 2018, foram registrados 184 mil acidentes de trabalho. O que chama a atenção é o número de trabalhadores mortos, 653. Um óbito a cada quatro horas e meia. As informações são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Só no primeiro trimestre deste ano, os gastos estimados com benefícios pagos pelo governo com acidentes de trabalho, ultrapassam 1 bilhão de reais. Somados auxílio doença, aposentadoria por invalidez, pensões por morte e auxílios acidentes.
Você sabe quanto custa um acidente para a sua empresa?
Além dos aspectos éticos, dos transtornos para o empregado, a angustia dos familiares, os aumentos dos gastos públicos, o acidente de trabalho pode causar muito prejuízo para a sua empresa.
Um trabalhador com salário de R$ 1.300,00, afastado por 15 dias devido a um acidente, custa para a sua empresa R$ 3.177,27, além das perdas não contabilizadas, como:
- Ausência do empregado;
- Necessidade de outro empregado para realizar a tarefa do empregado acidentado;
- Afeta no clima da empresa;
- Compromete a imagem de empresa diante dos empregados e clientes;
- Aumenta a possibilidade de sanções, multas e autuações;
- Pode acarretar intervenção do Ministério Público;
- Problemas com o Sindicato da categoria;
- Aumento das alíquotas do FAP;
- Aumento do passivo trabalhista;
- Exigência de reparação de danos físicos e morais etc.
Por que é tão importante Medicina e Segurança do Trabalho?
A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. O objetivo é assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.
A Segurança do trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas