Imprescindível para assegurar e informar funcionários, a Permissão de Trabalho (também chamada apenas de “PT”) é uma autorização entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho que pode oferecer um possível risco (seja inspeção, manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo, etc).
É um documento que contém as medidas necessárias para realização de um trabalho seguro, além de instruções de situações de emergência ou resgate, que serve para evitar acidentes de trabalho.
– Visite o local do trabalho e anote todos os locais que podem oferecer algum risco.
– É de extrema importância que o funcionário comunique seu supervisor sobre as condições da área – principalmente caso ele observe algum risco.
– Preenche o formulário de análise de risco, ainda no local, com ajuda da equipe envolvida na atividade para que sejam contemplados todos os detalhes.
– Descreva de modo objetivo todas as etapas do trabalho, verificando os perigos e as medidas preventivas a serem executadas.
– Solicite as assinaturas dos participantes e supervisores no verso do formulário.
– Elabore a permissão de trabalho, adaptando o modelo de acordo com a atividade a ser executada.
– Todas as etapas devem obedecer ao que foi estabelecido na PT.
– O local de trabalho deve ser isolado.
– Deixe a PT em um local visível e de conhecimento dos supervisores.
– Até o início dessas atividades, é indicado fazer DDS regularmente para o alinhamento completo entre todos os profissionais.
– Todo local da obra/serviços, deve estar sinalizado com placas e cartazes.
– Os trabalhos devem ser iniciados somente após a leitura, entendimento e assinatura por parte dos executantes.
3º Passo – Após o trabalho
– Realize uma inspeção completa, restando tudo o que pode ter restado de lixo (peças, estruturas soltas, materiais inflamáveis, ferramentas)
– O responsável pela atividade deverá devolver a ficha para arquivamento na área de segurança do trabalho.