Agosto é um mês especial. Apesar da maior lembrança se concentrar na celebração do Dia Dos Pais, é um momento ao qual o país também se dedica à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher. A campanha, criada em referência à Lei Maria da Penha, que completa 18 anos em 2024, busca mobilizar a sociedade para a necessidade de garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres.
Um bom exemplo é fruto da parceria com o Instituto Nós Por Elas que com o apoio da ABNT lançou uma campanha de combate à violência contra a mulher em dias de jogos. Baseada em dados alarmantes da pesquisa realizada e publicada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ao qual apontam que casos de violência contra a mulher aumentam significativamente em dias de partidas de futebol.
Com o mote “Enquanto eles torcem para o time ganhar, elas imploram para o time dele não perder”, a ação reforça ainda mais a cooperação entre as instituições após o lançamento da Prática Recomendada ABNT PR 1019 de Boas práticas no combate à violência contra as mulheres
Como forma de disseminar a conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, a ABNT reforça seu apoio a essa causa e reafirma seu compromisso com a segurança e a dignidade das mulheres, contribuindo para um futuro mais justo e igualitário.
Fontes: ABNT, OMS.