A medicina do trabalho é a área que atua na saúde do trabalhador, especialmente em relação a doenças ocupacionais e profissionais. Além disso, é responsável ao mesmo tempo pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças originadas do trabalho.
Uma equipe engajada e com produção efetiva é consequência de uma série de fatores, incluindo um ambiente de trabalho seguro e apropriado. Nesse caso, é essencial que o empregador leve em consideração a saúde do funcionário e se preocupe com as condições laborais para evitar doenças ou acidentes relacionados a atividade exercida.
Atualmente, os trabalhadores brasileiros que estão em atividade no mercado com carteira assinada e que são submetidos, obrigatoriamente, a exames e avaliações que fazem parte da medicina preventiva ocupacional chega ao número, aproximado, de 50 milhões de pessoas.
Como a maioria dos empreendedores sabe, há uma legislação com normas regulamentadoras a respeito deste assunto e que as empresas devem estar cientes e seguir à risca as normas em questão.
Contudo, o investimento na saúde e prevenção de acidentes ao colaborador de sua empresa, vai muito além do que simplesmente cumprir a Lei. O empresário atento sabe que é essencial investir no bem-estar de seu empregado.
O investimento na saúde dos funcionários gera retornos significativos para empresa como:
Aumento da qualidade de vida dos funcionários
Quando uma empresa investe na medicina do trabalho, significa que há uma preocupação maior com a qualidade de vida dos funcionários, já que abrange tanto a integridade física, quanto para a emocional e psicológica. Nesse caso, há menos chances de os colaboradores desenvolverem doenças ocupacionais se houver um tratamento preventivo.
Evita afastamentos do trabalho
Um A medicina do trabalho contribui diretamente na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Isso diminui consideravelmente o índice de afastamentos do trabalho.
Aumento da produtividade
Colaboradores que estão em boas condições de trabalho (física ou psicológica) produzem mais e entregam com qualidade. Há um clima organizacional mais positivo e um engajamento maior pelo trabalho.
A credibilidade é um diferencial
Quando uma empresa cuida de seus funcionários, ela está fazendo mais do que atender às leis ou aumentar a produtividade — ela está elevando a sua responsabilidade social. Isso funciona como marketing positivo interno e externo e se torna um diferencial competitivo para sair à frente no mercado.
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