Muitos confundem limpeza no ambiente de trabalho com Higiene Ocupacional. No entanto, essa segunda auxilia na prevenção de acidentes atuando principalmente na promoção do bem-estar, qualidade de vida e evitar possíveis doenças ocupacionais causadas pelas funções exercidas durante a jornada de trabalho.
Por meio de formação e experiência, os higienistas ocupacionais devem ser capazes de realizar uma série de tarefas, principalmente:
Todas as empresas legalmente reconhecidas no Brasil são corresponsáveis pelos seus empregados em todos os sentidos. Por isso, a higiene ocupacional deve ser um processo de rotina a ser considerado para o bem-estar de todos os colaboradores e segurança jurídica da empresa.
Além disso, A Higiene Ocupacional ajuda a manter os funcionários física e mentalmente saudáveis, permitindo que a energia e os recursos se concentrem na execução das tarefas. Além do desconforto físico, as complicações de saúde podem desencadear inúmeras outras distrações – como estresse, fadiga, desatenção e ansiedade – tornando difícil para o trabalhador ser eficaz no local de trabalho. Eliminar esses entraves permite aos funcionários serem mais focados e, portanto, mais produtivos.