Os filmes podem trazer inúmeros ensinamentos para serem explorados em diversos ramos do conhecimento humano. Isso também vale para produções que abordam segurança no trabalho.
Diante da importância de ensinar colaboradores de uma forma mais dinâmica, filmes com essa temática são excelentes para contribuir com a prevenção de incidentes dentro da sua empresa.
- Invasão à Casa Branca (2013)
Apesar de o filme abordar muitas questões relacionadas com falhas na segurança patrimonial e com o combate ao terrorismo, é possível aproveitá-lo para uma discussão direcionada à valorização da equipe.
Isso porque acontece uma mobilização para reverter o quadro crítico após a Casa Branca ser invadida por um terrorista norte-coreano.
Além disso, outro ponto relevante é a importância do investimento em conhecimento e capacitações, tendo em vista que os responsáveis pela segurança nacional têm que confiar em seus treinamentos para capturarem os criminosos ao longo do filme.
Em um enredo com muita ação, invasão à Casa Branca certamente vai cair no gosto dos seus funcionários, podendo ser utilizado em semanas preventivas ou no dia a dia corporativo.
- Um Noite no Museu (2006)
Com muita diversão, aventuras e cenas hilárias, a saga protagonizada por Ben Stiller é garantia de que o tema será muito bem aproveitado, pelo fato de o filme demonstrar inúmeras funções do setor de segurança.
Você poderá explorar o quesito dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e a valorização das ajudas imprescindíveis para que tudo saia como o roteiro preestabelecido.
Trata-se de outro filme que traz uma conotação mais voltada para a segurança patrimonial, mas que pode ser utilizado em um debate mais amplo, explorando as questões de quem atua na área do trabalho.
- Premonição 2 (2003)
Além do suspense e toda a dinâmica da obra cinematográfica, que retrata visões e possíveis avisos sobre a vida, o filme conta com vários momentos que podem ser debatidos na área de segurança do trabalho, como cenas com o uso do extintor, escada de emergência, alarmes de incêndio que não funcionam e outras ocasiões que devem ser evitadas.
Em um momento, por exemplo, os personagens passam por um corredor repleto de obstáculos com a visão obstruída, ou seja, trata-se de um aspecto que pode ser colocado em pauta para uma reflexão mais profunda, inserindo assuntos que dizem respeito à sua empresa, como a higiene. poderá relacionar as cenas com dicas que ajudem na prevenção de incidentes dentro da sua instituição de uma maneira bem informativa e dinâmica.
- Fábrica de Loucuras (1986)
Em um ambiente de trabalho onde as normas de segurança são respeitadas e a qualidade de vida dos colaboradores seja incentivada, existem equipamentos ergonômicos para evitar doenças ocupacionais, como dor na coluna, lesão por esforço repetitivo (LER), entre outras.
Também é preciso gerenciar conflitos, ouvindo todos os lados de uma situação, com análises bem criteriosas no momento de uma tomada de decisão. Você sabe como demonstrar exemplos que contribuam com melhorias no ambiente organizacional?
Pois saiba que o filme Fábrica de Loucuras traz em sua história todos os aspectos descritos acima de uma maneira dinâmica e focada na realidade de uma fábrica de automóveis, ou seja, tem sintonia total com o dia a dia corporativo.
Após uma demissão em massa, o pânico toma conta da empresa e também da cidade onde a fábrica está instalada, deixando claro que a segurança do trabalho deve sempre ser uma prioridade, respeitando as peculiaridades culturais de cada lugar.
- O voo (2012)
Em uma realidade na qual muita gente cria resistências para seguir as orientações de segurança do trabalho, inclusive descuidando da saúde fora e até mesmo dentro do ambiente corporativo, O Voo é uma eletrizante história que mostra o fim de uma carreira de um piloto de sucesso após um grave acidente.
Apesar de o protagonista interpretado por Denzel Washington ter salvado os passageiros em uma manobra super arriscada, vêm à tona outros problemas comportamentais do personagem, especialmente o envolvimento com álcool e cocaína.
Sabendo-se que a dependência química é uma doença que causa inúmeros transtornos nas empresas, com queda na produtividade, acidentes, afastamentos e até mesmo demissões nos casos de quem não aceita os tratamentos, o filme contribui para motivar os trabalhadores a cuidar da saúde, valorizando a família e também a espiritualidade.
Afinal, a qualidade de vida ajuda a melhorar o clima organizacional, evita incidentes e também está nitidamente ligada com a motivação no dia a dia.