A obesidade e o sobrepeso acometem a saúde de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o planeta. 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, data em que organizações e agentes focados em preveni-la e tratá-la, assim como combater seu estigma social, podem debater e compartilhar conhecimentos, buscando atuar de forma articulada e em sinergia nestas agendas.
Missão do Dia Mundial da Obesidade:
Aumentar a consciência: a obesidade é uma doença. Estamos aumentando a conscientização e melhorando a compreensão de suas causas raízes e das ações necessárias para resolvê-las.
Encorajar a defesa dos direitos: mudando a forma como a obesidade é abordada na sociedade, estamos incentivando as pessoas a se tornarem defensoras, levantando-se e pedindo mudanças.
Melhorar as políticas: criando um ambiente saudável que prioriza a obesidade como um problema de saúde, estamos trabalhando para mudar políticas e construir sistemas de apoio para o futuro.
Compartilhar experiências: juntos e mais fortes, estamos criando plataformas para compartilhar experiências, inspirando e unindo a comunidade global para trabalhar em prol de nosso objetivo comum.
Fatos sobre a obesidade:
– 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade;
– as consequências médicas da obesidade custarão mais de US$ 1 trilhão em 2025;
– pessoas que vivem com obesidade têm duas vezes mais chances de serem hospitalizadas se forem acometidas pela COVID-19;
– prevê-se que a obesidade infantil aumente 60% na próxima década, chegando a 250 milhões até 2030.