Setembro é um mês significativo para a inclusão e a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência (PCDs). Conhecido como “Setembro Verde”, este período oferece uma oportunidade crucial para refletir sobre os avanços, desafios e a importância da inclusão em nossa sociedade. A cor verde, simbolizando esperança e renovação, serve como o pano de fundo para uma série de atividades, campanhas e discussões que visam promover a equidade e a acessibilidade para todos.
A data foi instituído no Brasil em 2015, como parte das comemorações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A escolha desse mês visa aumentar a visibilidade das questões enfrentadas pelas PCDs e promover um debate mais amplo sobre acessibilidade e inclusão.
Desde a implementação de leis de acessibilidade, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) , até a criação de políticas públicas que garantem a inclusão no mercado de trabalho e na educação, este mês é dedicado para reconhecer as conquistas alcançadas e reforçar a necessidade de continuar avançando. Um período do ano para focarmos na educação e na conscientização sobre o que significa ser uma pessoa com deficiência, a fim de desmistificar viéses, promover uma compreensão mais profunda das diferentes deficiências e destacar a importância da empatia e do respeito.